Perguntas Mais Frequentes
1 - Quais são as diferenças entre um psicólogo e um psiquiatra?
Um psiquiatra é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção em Saúde Mental e que pode prescrever medicamentos para atenuar os sintomas de um qualquer transtorno mental. Um psicólogo não é um médico, logo, não faz diagnósticos médicos e não pode receitar medicamentos. O objectivo do seu trabalho é facilitar a compreensão que cada indivíduo tem acerca de si próprio, ajudando-o, dessa forma, a lidar com o seu stresse psicológico. O psicólogo ajuda o indivíduo a compreender as suas fobias, os seus vícios, os seus anseios, as suas dificuldades na comunicação com outros, entre outras problemáticas, através da psicoterapia e do apoio psicológico. Por vezes, é necessário uma intervenção conjunta destes dois profissionais, visando, sempre, o bem-estar do cliente.
2 - Se eu for a uma consulta, sou obrigado a manter uma psicoterapia por algum tempo?
Não. Uma consulta não o obriga nem o vincula a nada. Será sempre você que tem o poder de decidir se quer continuar o processo psicoterapêutico ou de o terminar, em qualquer altura. Muitos problemas podem ser resolvidos em poucas sessões e poderá marcar uma consulta sempre que sentir necessidade.
3 - Ir a um psicólogo! Isso é para "malucos"!?
Esta é uma ideia nuito enraizada nas pessoas e não podia estar mais errada! O psicólogo atende pessoas que, num determinado momento de suas vidas, se sentem confusas, com dúvidas a respeito de várias situações mais ou menos problemáticas e que sentem a necessidade do apoio de um profissional, para que, assim, possam recuperar a sua estabilidade emocional. Isto não significa loucura, apenas uma oportunidade de enriquecimento pessoal, promotora de autoconhecimento e crescimento pessoal!
4 - As consultas são reembolsadas?
Depende. Caso esteja afiliado na CNS (Luxemburgo), as consultas de psicologia não são reembolsadas. No entanto, existem diversos seguros que contemplam a cobertura das consultas de psicologia.